Bandeira:
Amarela. Cordão e bordas de ouro e verde. Haste e lança de ouro.
Brasão:
Escudo de verde, asna de ouro acompanhada em chefe por uma roda dentada de prata entre dois perfis de carril de ouro e, em campanha, por armação de moinho de negro vestida de prata e cordoada do mesmo. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco com a legenda a negro, em maiúsculas : ” FREGUESIA DE VENDAS NOVAS “.e ouro e em campanha, por armação de moinho de negro vestida de prata e cordoada do mesmo.
Símbolo e Logótipo
O Símbolo foi inspirado num dos elementos representativo do património de Vendas Novas, o Chafariz Real. Elemento muito marcante na identidade da Freguesia.
É um elemento que fala do passado de uma forma firme e orgulhosa, ao estar em perspectiva revela-se prometedor de novos desafios como que a “fugir” para o futuro.
A cor azul surge relacionada com:
• O elemento água e céu – fazendo a ligação entre eles através da perspetiva dada ao Chafariz significado e procura de inovação, projetos para o futuro;
• Caraterística urbana, usada nas casas típicas alentejanas e da própria origem/decoração do Chafariz Real.
A tonalidade forte tem uma carga sensorial por um lado de nostalgia e firmeza no que diz respeito à carga histórica, por outro lado é uma cor que simboliza confiança, tranquilidade e inovação.
O Logótipo surge com um tipo de letra geométrica para estabelecer uma presença forte.
A cinza neutraliza a proximidade do símbolo dando alguma estabilidade e equilíbrio ao conjunto gráfico e por isso é fácil de se ler.
O cinzento é uma cor associada a elementos e conceitos dinâmicos e de inovação, tal como a procura de mudança.