Espaços Verdes

Jardim Público de Vendas Novas

O Jardim Público de Vendas Novas foi inaugurado em novembro de 1993 e estende-se por uma área de quatro hectares ocupada, em tempos, por duas explorações agrícolas das quais se conservaram diversos elementos como os pomares, sobreiros, azinheiras, palmeiras e estruturas de aproveitamento hidráulico, sobretudo poços, tanques e caleiras de irrigação.

Neste espaço pode encontrar um anfiteatro ao ar livre, o auditório e a biblioteca municipais, o bar com esplanada, parque infantil, ringue de patins e skate e o circuito de bem-estar e atividade física. Contempla ainda uma exposição permanente de esculturas do artista vendas-novense, mestre Hélder Batista.

GPS: N 38º40’3.29’’ W -8º27’54.57’’Jardim Público de Vendas Novas

 

Jardim do Bairro José Saramago

Este jardim está inserido num projeto de requalificação paisagística do Bairro José Saramago.

No Espaço Central foram conservadas algumas árvores existentes, nomeadamente oliveiras e algumas árvores de fruto, as quais foram envolvidas num amplo relvado.

Pode encontrar um percurso pedonal composto por quatro acessos, um percurso secundário em calçada decorativa, um parque infantil e uma ciclovia para percursos informais de bicicleta. Na zona central encontra uma esplanada.

GPS: 38°40’01.7″N 8°28’38.3″W

Trfihi Parks | Parks | Jardim do Bairro José Saramago

 

Espaço Verde da Entrada Poente de Vendas Novas

A construção deste espaço permitiu requalificar uma das principais entradas da cidade, recuperando uma zona que, até então, se encontrava paisagisticamente degradada, desenquadrada e abandonada.

A requalificação da Entrada Poente de Vendas Novas permitiu aos fregueses, principalmente aos que habitam aquela zona, uma melhoria significativa na qualidade de vida por poderem agora usufruir de um espaço agradável e de interação com o meio natural envolvente.

Este espaço caracteriza-se por ser uma zona com um percurso de peões, um jardim com plantas mediterrâneas e várias herbáceas coloridas, assim como permitiu o aproveitamento de pinheiros e sobreiros que já ali se encontravam e que ainda estavam em boas condições.

A existência de um muro ondulante com canteiros incorporados de pedra calcária de cor amarela que chamam a atenção, relembram as cores da seara.

Neste espaço aliou-se a harmonia e enquadramento paisagístico a uma melhoria da qualidade ambiental.

GPS: 38°40’56.1″N 8°28’20.0″W

Espaço Verde da Entrada Poente de Vendas Novas - Portal Institucional do  Município de Vendas Novas

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>